Saiba fazer o plano de negócios de uma cafeteria

Você já tem sua cafeteria mas percebe que precisa estruturar melhor suas decisões, ou então está se preparando para abrir a sua cafeteria? Então esse texto é para você! Vamos te ensinar como fazer o plano de negócios de uma cafeteria para o seu negócio estar inteiramente planejado e melhor orientado!


Uma grande parte dos problemas de um negócio pode ser evitada se pararmos para estruturá-lo de antemão. Isso significa detalhar diversos aspectos do seu empreendimento, no plano de negócios de uma cafeteria. Saia do sufoco, ou então evite ele, com as nossas dicas abaixo para o micro e pequeno empreendedor! 

Plano de negócios de uma cafeteria: o que é?


De forma geral, o plano de negócios é uma espécie de documento empresarial, onde detalhamos os objetivos do negócio e o passo-a-passo para chegarmos lá. O plano de negócios de uma cafeteria irá te ajudar a prever faltas e entraves existentes, ou que podem existir no futuro.


O plano de negócios de uma cafeteria irá orientar ou redirecionar as ações do negócio, garantindo sustentação para a administração, em números e estratégias. Também tornará mais simples a comunicação entre os sócios, colaboradores e clientes.


Para tanto, o plano de negócios de uma cafeteria irá compilar dados detalhados e atualizados do ramo de gastronomia e café, sobre seus produtos e serviços, clientes, concorrentes, e fornecedores. Nele, também irá detalhar os pontos fortes e fracos da sua cafeteria, para entender se há viabilidade de negócio.

Saiba como elaborar o plano de negócios de uma cafeteria

1- Os primeiros serão os últimos


A primeira parte de um plano de negócios de uma cafeteria é o sumário executivo. Ele resume as ações futuras, que estão sendo planejadas. Justamente por resumi-las, ele deve ser feito ao final, assim fica mais simples! 


Nele, deve haver em, no máximo, três páginas, uma breve descrição da cafeteria e seus diferenciais competitivos, missão, produtos, serviços e principais benefícios. Aqui também deveremos listar o segmento de clientes, a sede da empresa, qual será o investimento total, indicadores financeiros, forma jurídica e o enquadramento tributário.  


2- Análise de mercado da cafeteria


Como o sumário deve ser feito por último, é interessante começar pela análise de mercado da cafeteria. Ela vai oferecer uma compreensão do mercado de atuação da empresa, ressaltando seus clientes, concorrentes e fornecedores. 


Pergunte-se quem está comprando do seu empreendimento, o que e por que. Inclua os hábitos de compra, renda, nível cultural, onde moram e estilo de vida dos seus potenciais ou atuais clientes. Analise as outras cafeterias da região e compreenda o que já está sendo feito e qual janela de mercado existe para sua cafeteria.


Então reflita sobre o posicionamento dos produtos que vende e sonde o mercado para saber como precificar na sua região e no seu ramo.


Além disso, estude, estude, estude… Quanto mais conhecimento você tiver do segmento, mais assertivo será seu projeto! Por isso, não tenha preguiça: mergulhe em cursos e pesquisas, converse com especialistas da área, visite o maior número de cafeterias da cidade que irá empreender e de outras localidades. 


Lembre-se de anotar os diferenciais de cada negócio e avaliar também o que você não quer para a sua cafeteria. Assim será muito mais simples de chegar ao seu conceito, ao DNA da marca.

3- Faça o plano de vendas e marketing da cafeteria


O plano de marketing é apenas explicar como sua cafeteria irá ofertar seus produtos e serviços, com o uso dos 4 "Ps",  um conceito clássico, mas ainda super importante quando se fala em estratégia de marketing, os famosos pilares Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.

 

Lembre-se de incluir a descrição dos seus produtos e serviços, qualidade e utilidade, inovações e diferenciações. Inclua também como serão feitas as vendas e entregas da sua cafeteria. Além disso, é importantíssimo estimar suas vendas: por exemplo, quantos espressos, macchiatos, cappuccinos, bolos, sanduíches irá vender. 


Também é preciso abordar quais os canais de venda irá utilizar para fazer suas entregas, desde a loja física, mas especialmente no momento que estamos vivendo onde uma boa parte dos clientes está comprando via aplicativos e delivery.


Não esqueça de dar uma importância especial para o marketing digital, o canal mais barato e acessível hoje para um negócio se promover! É fundamental estar presente no Facebook e Instagram produzindo conteúdo 4 vezes por semana. Detalhe suas ações, investimentos e estratégias nesses canais.


É importante ter uma boa comunicação com o seu cliente, então também indicamos pensar no desenvolvimento de um site com blog e envio de e-mail marketing e newsletters!

4- Planos operacional e financeiro


No plano de negócios de uma cafeteria é preciso incluir o plano operacional e o plano financeiro. O plano operacional irá detalhar como a cafeteria está estruturada: localização, instalações físicas e equipamentos, e estimativa da capacidade produtiva do negócio mensal.


Já o plano financeiro irá tratar sobre as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, de capital de giro e fluxo de caixa e de lucros.


O plano de negócios precisa ser completo para ter utilidade. Então apresente cada item com detalhes, ilustrando cada etapa. Adicione também os custos pré-operacionais, e o que será necessário adquirir para iniciar sua empresa, com base na urgência e utilidade.

5- Por fim, analise o cenário e a estratégia


Com a análise de cenários da sua cafeteria você irá conseguir prever e administrar os riscos. Para funcionar, você deve projetar cenários com resultados pessimistas, como queda de vendas e aumento de custos.


De igual importância, você deve criar cenários otimistas para ter condições de potencializar as situações favoráveis. Detalhe as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. 


Siga a máxima da clareza: as metas precisam estar na ponta do lápis para que seja possível desenvolver o negócio no dia a dia. 


Sempre que precisar, volte ao seu plano de negócios da sua cafeteria e a reestruture. Boa sorte, coffee lover!


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