Soluções para o seu negócio durante a pandemia do Coronavírus

Soluções para o seu negócio durante a pandemia do Coronavírus

 

Se você está cumprindo a quarentena desde o início do que foi recomendado no Brasil, é bem provável que já esteja um tanto quanto cansado dessa nova realidade que nos foi imposta no primeiro semestre de 2020 devido ao novo Coronavírus. 

E, em meio a esse assunto tão pesado e difícil de lidar, muitos brincam que é melhor “cancelar” esse ano, pois as expectativas de crescimento para a virada de década já foram quebradas. Mas a verdade é que o calendário foi inventado pelo ser humano para nos organizar, e sempre é tempo de dar o pontapé inicial para o seu sonho, ou para realizar novas ações e salvar o seu negócio do fracasso.

Nesse momento é importante ter inteligência emocional para manter a resiliência e ter criatividade e coragem para se reinventar. Muitas tendências que o Coronavírus trouxe foram, na realidade, apenas um processo de aceleramento do que já víamos crescendo no mundo. E isso tem muito a ver com um consumo mais consciente, com relações mais verdadeiras e com otimização do tempo de nossas vidas. 

Por isso, dessa vez trouxemos algumas ideias da idealizadora da Argenta Cafés, Ana Argenta, que propõem mudanças necessárias que a pandemia do Coronavírus impôs à nossa realidade. O objetivo é que você fique alerta para não deixar de existir. Confira:

1-  Invista em Comunicação digital



É muito pouco provável que seu negócio não exista no ambiente on-line, mas ainda é provável que você não esteja destinando a verba necessária para que sua presença digital seja efetiva. 

Quem não tem uma equipe ou conhecimentos necessários está sentindo na pele a queda nas vendas durante a pandemia do Coronavírus. Não adianta dizer que você vai fazer sua comunicação por si próprio se você dirige um negócio que toma todo o seu tempo. 

Opte por contratar uma agência ou um profissional de marketing digital freelancer (que é como fazemos por aqui). Eles vão te ajudar, e muito, a alavancar seu branding, e a profissionalizar o seu trabalho.

Você também pode realizar cursos on-line e se especializar no assunto. Muitas plataformas disponibilizaram gratuitamente cursos de produção de conteúdo para o digital, como a Rock Content, bem renomada no meio.

Dica bônus: aproveite a intensa presença on-line e instigue o potencial cliente que está entediado em casa. Descontos progressivos e pré-vendas com desconto são fundamentais.

2- Leve a organização como o item mais importante da sua lista


Quem é micro e pequeno empreendedor sabe que se não se organizar vai perder muito dinheiro. Contrate uma plataforma para gerir seus processos internos, isso é extremamente importante para que você consiga acompanhar o trabalho dos seus colaboradores e para que a empresa siga funcionando independente da presença física. 

Um exemplo de ferramenta completa para gerir processos e pessoas é o Pipefy, que possui versão gratuita. 

3- Acredite na autonomia dos seus colaboradores e a incentive


Ser centralizador vai te impedir de crescer no mercado. Seja humano, mas tenha firmeza com a organização da sua empresa e selecione colaboradores capazes de gerirem seu tempo e seus processos. Claro que uma ferramenta, como dizemos anteriormente, vai te ajudar muito a ficar por dentro de tudo e vai facilitar o bom desempenho dos funcionários. 

Acreditar na autonomia deles é também dar mais espaço para o polêmico home office. Não há nada de errado de trabalhar de casa. Inclusive muitas pesquisas apontam que o trabalho remoto possibilita um aumento na produtividade, já que poupa o trabalhador do estresse do deslocamento. Além disso, possibilita que ele passe mais tempo em casa e possa auxiliar filhos e familiares. Isso se chama qualidade de vida!

4- Humanize-se o mais rápido possível


Durante esta quarentena por causa do Coronavírus, os verdadeiros heróis são os entregadores de delivery. O trabalho deles é fundamental para que os negócios continuem funcionando, portanto, faça sua parte: ofereça uma sombra para o descanso, uma xícara de café, um sorriso. Humanidade nunca é demais.

Isso vale para sua comunicação e para sua política interna também: todos estão de olho em empresas “exploradoras” e inimigas dos seus funcionários. Saiba valorizar o trabalho de quem te faz crescer, pois só se tem reconhecimento quando há um trabalho em equipe bem feito. Ah, e reconhecimento não é só elogios! Pague bônus, invista para reter talentos e manter a qualidade do seu serviço.

5- Team up! Promova ações com outras empresas e participe de outras já existentes 



Entre em contato com outros negócios com perfil similar ao seu, mas produtos distintos, e ofereça a possibilidade de aquisição de kits com produtos diversos para os clientes.

Dica bônus: participe da ação “Apoie um Restaurante”

A ação criada pela Stella Artois oferece a venda de vouchers com desconto de 50% para serem utilizados após a quarentena. Para se cadastrar é preciso abrir uma conta Stone Digital. Mais informações sobre “Apoie um Restaurante” aqui

Se você está buscando tirar seu negócio do papel, nós podemos te ajudar! Entre em contato pelo falecom@argentacafes.com e descubra nossa nova modalidade de Consultoria on-line: Aconselhamento para Novos Negócios de Cafeteria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Café: origem e trajetória

Como preparar café coado (filtrado) em casa?

A mulher no setor do café no Brasil