Como divulgar uma cafeteria: um guia de comunicação para o seu negócio

 


Pensando em abrir uma cafeteria mas sente que não sabe nada de como divulgar uma cafeteria para ganhar o coração dos consumidores? Não se preocupe, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar - e muito - a promover o seu negócio e ter sucesso na sua empreitada.


As cafeterias, especialmente voltadas para o café especial, estão só ganhando notoriedade no Brasil. E, claro, para que seu negócio se diferencie você precisa ter bons serviço, localização e produtos, bem como saber como divulgar uma cafeteria. 


Antigamente era muito mais complicado para um pequeno empreendimento ter um marketing trabalhando com qualidade, pois era necessário contratar agências que cobram um valor considerável. Claro que hoje ainda é muito interessante ter um profissional dedicado para essa área da sua empresa, como nós temos aqui na Argenta Cafés, mas com o marketing digital é possível aplicar algumas coisas sozinho.


Lembrando que as dicas abaixo são focadas em como divulgar uma cafeteria, mas servem também para panificadoras e restaurantes. Confira!

1- Como divulgar uma cafeteria: atue nas redes sociais

Vamos começar pela maneira mais óbvia, que é estar presente nas redes sociais. Aqui é importante que você escolha onde está o seu público. Costumamos indicar a criação de uma página no Facebook para conectar ao perfil do Instagram e assim poder criar anúncios em ambas as redes.


Hoje sabemos que o Facebook já não é mais tão utilizado, mas é interessante sim ter uma presença constante nessa rede pois principalmente o público mais maduro irá buscar o seu negócio por lá. 


Mas não é só estar presente, é preciso criar conteúdo de valor! Aposte em um banco de imagens dos seus produtos, preferencialmente com um fotógrafo especializado (até para você poder utilizar essas fotos no seu cardápio, por exemplo). 


Para as redes sociais você não precisa ter somente fotos profissionais para ter condições de como divulgar uma cafeteria. Porém, é necessário que invista em um celular com boa câmera e tenha alguns conhecimentos básicos de composição e iluminação.


Evite fazer uso de fotos de bancos de imagem com muita frequência, pois isso vai desumanizar sua comunicação, além de que pode criar alguns desentendimentos para o consumidor. Ex: se você postar uma foto de um produto que não vende, mesmo que seja similar, o cliente pode querer justamente o que não é igual ao seu produto. Atenha-se aos seus produtos sempre que possível!


Outra questão importante para saber como divulgar uma cafeteria é estabelecer uma frequência de postagem e um planejamento de conteúdo. Para uma cafeteria você pode criar algumas editorias de conteúdo, como “inspiracional”, “produto”, “clientes”, “funcionários”, “social”, “arquitetura”, “localização”, “harmonização”...


O limite para a sugestão de assuntos é a imaginação, mas isso vai depender dos produtos que você serve e o que o seu consumidor está interessado. Lembre-se de não bombardear somente com vendas, fale da história do negócio, do dia a dia, do feedback dos clientes, faça vídeos, promova lives com parceiros, produza vídeos para o IGTV.


Faça uso de todas as funcionalidades do Instagram e não esqueça de ter um perfil bem organizado. Para isso, coloque sua logo no seu avatar e tenha uma bio bem clean e intuitiva. Ex: Cafeteria Dinâmica (nome em negrito). Cafés especiais, salgados e doces para comer no local e para viagem (descrição). Entregas pelo WhatsApp (chamada para a ação) e, abaixo, o link para o WhatsApp.


A chamada para a ação é o convite para o seu cliente clicar no link que você escolheu. Pode ser seu site, pode ser o link do seu WhatsApp Business, ou ainda pode ser um site com uma série de links, que você pode fazer no Linktree, por exemplo.


Para fazer um link do seu WhatsApp Business utilize o link abaixo https://api.whatsapp.com/send?phone=seunumerodetelefone, e troque "seunumerodetelefone" pelo seu número, da seguinte maneira:


55 (código internacional do Brasil) + o DD (41 se for Paraná, 11 se for São Paulo, ou o da sua região) + o seu número comercial


Lembre-se de ter uma periodicidade de posts e de postar em horários que o seu público está online. Para isso, você vai ter que começar a postar e analisar os dados das suas publicações para entender quais são os melhores horários e dias. 

2- Como divulgar uma cafeteria: tenha um site com blog

Hoje não é muito caro investir na criação de um site. Com ele, fica mais fácil de te encontrarem. Além disso, é ótimo que você tenha um blog para o seu negócio, pois isso vai fazer com que a tarefa de como divulgar uma cafeteria fique mais fácil. 


Para ter um blog, assim como para produzir qualquer tipo de conteúdo, é importante que você entenda bem o cliente do seu negócio, para saber quais tipos de conteúdo ele quer consumir. Tendo isso em mente, você poderá desenvolver posts para o seu blog que possam satisfazer as dúvidas deles, e aumentar a autoridade do seu negócio no mercado.


O blog, quando bem feito, utilizando palavras-chave e temas pertinentes do seu nicho, auxilia na melhora do posicionamento no Google, te ajudando a aparecer mais em cima na busca.

3- Como divulgar uma cafeteria: WhatsApp Business e e-mail marketing


Outras maneiras de você estar sempre em contato com o seu cliente são o WhatsApp Business e o e-mail marketing, fundamentais na tarefa de te ajudar a como divulgar uma cafeteria.


O WhatsApp Business é fácil de usar, muito similar ao pessoal, mas com ele você consegue configurar mensagens automáticas, catalogar conversas para não perder de fechar negócios, além de poder adicionar um catálogo dos seus produtos, seu horário de funcionamento e sua localização.


É recomendável que você tenha um número somente para usar para o seu negócio, separando o pessoal do profissional e também te dando um tempo de descanso da cafeteria.


Já o e-mail marketing é importante para você oferecer novidades aos seus clientes. Ainda mais fundamental caso você tenha um blog do seu negócio e queira manter seus contatos interessados. Você pode usar o MailChimp para disparar para sua base de contatos, é gratuito!


E aí, gostou das dicas? Esperamos que você possa aplicá-las no seu negócio gradualmente. Não se desespere, sabemos que é bastante trabalho e que o importante é você ir pouco a pouco incrementando sua comunicação!


Mais conteúdos que podem te interessar:


Cafeteria to go: moda passageira ou vale a pena?

Por que sua cafeteria deve usar leite vegetal

Soluções para o seu negócio durante a pandemia do Coronavírus









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A mulher no setor do café no Brasil

Como preparar café coado (filtrado) em casa?

A História do Café: origem e trajetória