Barista: profissão, desafios e oportunidades

 

Barista: profissão, desafios e oportunidades




Se você está aqui é porque já parou para pensar na possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo com algo que é tão apaixonante como café. Descubra as possibilidades e os principais desafios para quem quer ser barista: profissão.


Seja qual for seu objetivo: mudar de carreira, morar fora, abrir uma cafeteria ou simplesmente saber mais sobre o mundo dos cafés especiais, esse texto é para você. Confira tudo que há sobre barista: profissão e descubra se esse também é o seu lugar!

1- Barista: profissão na teoria e na prática 




Barista: profissão é recheada de conhecimentos e que requer muita curiosidade, dedicação, estudo e amor pelo café. Os baristas começaram a aparecer na década de 1990 com o crescimento do conhecimento e predileção pelos cafés especiais.


A origem da palavra é italiana, originalmente se referia a quem atendia no bar, seja servindo café ou bebidas alcoólicas. Hoje, faz referência aos profissionais que atuam em cafeterias e empreendimentos relacionados, como padarias requintadas, especificamente com o café. Ou seja, estabelecimentos onde o café especial é preparado e servido corretamente são lugares onde existe, ao menos, um barista.


Saiba se as cafeterias to go são uma moda passageira ou se vieram para ficar


Além de ser um especialista em café, o barista: profissão possui amplo conhecimento sobre as variações do grão, dos métodos e da bebida, além de ter embasamento suficiente para ter autonomia na criação de novas receitas e na experimentação de proporções.


Conhecimentos essenciais ao barista envolvem a cadeia produtiva do café; características de cada tipo de grão; preparação de blends; formas de manejo do café; processos de beneficiamento e seleção dos grãos; particularidades de cada região produtora; torra, moagem e critérios de qualidade; por fim, o funcionamento dos equipamentos e maquinários de preparo das bebidas.

2- Barista: profissão e desafios



Para que o barista: profissão tenha sucesso na sua carreira, ele precisa ter muito comprometimento com a busca de conhecimento e aperfeiçoamento da sua técnica. Ele também necessita ser alguém que goste e que saiba servir o cliente da melhor maneira possível.


Isso porque, mesmo na hora de preparar o café clássico, como o espresso, o barista precisa dominar a regulagem de moinho. Essa é, certamente, uma das maiores dificuldades dos profissionais. Além disso, precisa ter conhecimento sobre variáveis como tempo, temperatura, pressão, granulometria para a correto preparo de um café.


Ele também precisa ter um ótimo embasamento para entender a história do café, locais de origem, regiões produtoras no Brasil e no mundo, ciclos e comércio do café, biologia da planta, espécies e variedades, três ondas do café especial, análise sensorial da bebida, armazenamento, embalagem, moagem, torra, entre outros items.


Conheça o café tailandês e indonésio com o nosso diário de viagem para a Ásia


Esse conhecimento é a fundação do barista: profissão, pois ele precisa ter autonomia para trabalhar com os produtos que a cafeteria dispõe. Isso significa que ele precisa fazer o seu melhor. De nada adianta ser o melhor café do mundo se ele não for bem extraído.


As técnicas e processos do café estão em constante renovação. Isso certamente exige que o barista participe de cursos, workshops, treinamentos e pratique muito para aprimorar seu conhecimento e se manter atualizado. Assim como qualquer outra profissão, um barista sem acompanhar as tendências do mercado se torna obsoleto. 


Conheça nosso curso Tudo Sobre Cafés Especiais em 6 Passos e dê a partida na sua carreira de barista!

3- Barista: profissão e oportunidades



Por fim, vamos falar sobre as oportunidades de mercado para o barista: profissão. Vivemos em um cenário de crescente valorização do café especial. Por isso, surgem a cada dia diversas cafeterias, bares e restaurantes e lojas específicas, e com elas a oportunidade de trabalho.


Além disso, o consumo de café especial vem crescendo e o cliente tem se tornado mais exigente. Assim, além de ser bem atendido, ele quer consumir uma bebida de qualidade.


De acordo com o site Glassdoor, que compila salários de usuários da plataforma, a média salarial do barista no Brasil é de R$1.351,00 mensais


Segundo a pesquisa realizada no site salario.com.br, que faz uso de dados oficiais do Ministério do Trabalho, a média salarial do Barista no Brasil é de R$ 1.286,00. Porém, esse valor varia de acordo com a cidade, experiência, conhecimento aprofundado, por isso o melhor caminho a trilhar é estudar, reciclar, realizar cursos e nunca se cansar de aprender.


Para quem quer morar no exterior, ter conhecimento e atuação como barista é ideal, pois essa é uma profissão que cresce no mundo todo e que requer profissionais qualificados!


Para saber mais, nos acompanhe no Instagram e no Facebook e fique por dentro de novidades no mundo do barismo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Café: origem e trajetória

Como preparar café coado (filtrado) em casa?

A mulher no setor do café no Brasil