Tendências do café: o que aprendemos (e ensinamos) na SIC 2019

Tendências do café: o que aprendemos (e ensinamos) na SIC 2019


No final de novembro, o Expo Minas recebeu o evento mais incrível do café no Brasil: a Semana Internacional do Café 2019. É claro que estivemos lá, não somente para prestigiar a feira, mas também para a fortalecermos com tendências do café.

Com o nosso viés de consultoria e educação em cafés, lançamos recentemente nossa aula piloto on-line e um ebook para quem quer empreender na área.

Rafael Cascão e Ana Argenta no último dia de feira

Nossa parceria com o Orfeu Cafés Especiais nos rendeu muito conhecimento, e já que você não pode estar lá conosco, confira quais são as tendências do café para 2020.

Foram, ao todo, três dias com a presença de 23 mil visitantes. Com representantes de mais de 40 países, a organização do evento estima que tenham sido iniciados negócios em torno de R$ 50 milhões.

1- Comecemos pelo básico: selecione sua água


No primeiro dia de evento, oferecemos um olhar mais aprofundado sobre a água para os curiosos e profissionais que nunca cessam as buscas. Nosso barista Rafael Cascao, que inclusive ministra o nosso curso de Água para o Café (lançado nesse ano), abriu os olhos dos entusiastas sobre os tipos de água, e qual delas faz o melhor café.

Por meio de uma degustação atenta, nós guiamos os alunos a apontarem atributos de doçura, amargor, corpo e acidez para a bebida final de acordo com cinco tipos de água que disponibilizamos.

Como a água representa até 98% de uma xícara de café, lembre-se de ter um cuidado grande na hora de escolhê-la para preparar a bebida.

2- Conheça o funcionamento do seu paladar


Quer dizer, você sabe identificar os gostos? Sabe qual parte da sua língua é responsável por identificar o salgado, o doce, os seis tipos de ácido (cítrico, tartárico, lático, málico, fosfórico e acético), o amargo e o umami (principalmente identificado pelos receptores específicos para o aminoácido glutamato).

A phD em Ciência de Alimentos e Q-Grader Verônica Belchior promoveu a aula sensorial com exercícios de reconhecimento de gostos.

3- Café: sustentabilidade e qualidade


A versão orgânica do café não leva fertilizantes sintéticos ou produtos químicos ​​no cultivo. Para produzi-lo, apenas são utilizados fertilizantes orgânicos, como polpa de café, esterco de galinha e composto.

Como explicou José Renato Gonçalves Dias, presidente de Orfeu Cafés Especiais, além de ser positivo para o meio-ambiente e para as comunidades locais, o café orgânico é mais rico em antioxidantes.

A MBA em Empreendedorismo e Consultora em Negócios para o Café Ana Argenta e o classificador e degustador Q-Grader Nivaldo Figueiredo proporcionaram uma degustação guiada pelos cafés mais pontuados das fazendas Orfeu.

4-  Harmonização doce e salgada


Na oficina “Café com que?” a pesquisadora em cafés Luara Stollmeier apresentou uma experiência sensorial de harmonizações. Entre as sugestões, Orfeu clássico na versão espresso combina perfeitamente com sorvete de baunilha e especiarias, já o coado, vai melhor com castanhas.

O Orfeu intenso na versão espresso combina com chocolate 70%, e o coado com doces portugueses. O Orfeu suave é ótimo para acompanhar croissant, avocado, coalhada e salmão se for espresso. O coado complementa bem um bolo caseiro.


Por fim, o Orfeu orgânico harmoniza bem com doce de leite se for espresso, e com pão de milho e mel de laranja se for coado.

De uma forma generalizada, para fazer em casa, é possível tentar a combinação de queijos suaves com cafés suaves, e queijos com sabor mais acentuado com cafés mais fortes. Outra opção é contrastar queijos salgados com cafés doces (como o parmesão com café com torra de chocolate) e queijos doces com cafés ácidos.

Já na harmonização com chocolate, é melhor optar pelo contraste. Analise as características da bebida como amargor, doçura e acidez. Para um café mais forte, opte por um chocolate mais doce, como branco ou ao leite. Se o café for mais fraco, escolha um chocolate com alto percentual de cacau.

5- Drinks com café


Se você não consegue é como a gente que não consegue escolher entre um bom café e um drink, saiba que pode unir o útil ao agradável.

Entre as deliciosas opções, muito em alta atualmente, como explicou o bartender Ariel Todeschini, estão o Espresso Martini, com vodca, espresso e licor de café; o Irish Coffee com uísque, xarope simples e creme de leite batido; e o Kahlúa Cold Brew, com licor de café.


Nossa última oficina ainda contou com um desafio para o barista Rafael Cascão, que propôs um jogo. Depois dos visitantes lançarem os dados com variáveis, como corpo e intensidade, o barista servia a combinação.

Quer saber mais sobre o mundo dos cafés? Acompanhe nosso blog quinzenal e não deixe de nos seguir nas redes sociais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Café: origem e trajetória

A mulher no setor do café no Brasil

Como preparar café coado (filtrado) em casa?